sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Versões #1 - When You Believe


Hoje estreiamos o mais novo quadro do AG.
Com participação do meu amigo Joatan Gomes (Blog Extensão e Análise Vocal), o quadro analisa versões diferentes de uma mesma música.
Para diferenciar os meus comentários dos do Joatan, colocarei os dele em itálico!

 Começaremos com uma canção famosa no mundo inteiro por integrar a trilha sonora do filme "O Príncipe do Egito".
Interpretada originalmente por Mariah Carey e Whitney Houston, recebeu diversos prêmios. Entre eles, o Globo de Ouro e Oscar de Melhor Canção Original e um Critics Choice Awards de Melhor Canção.

Canção escrita para ser um dueto, utilizada na trilha sonora do filme em desenho animado “The Prince of Egypt” (O Príncipe do Egito), que retrata a história bíblica de Moisés, do seu nascimento à libertação do povo de Deus, “When You Believe” está estreando o quadro “Versões” de hoje. Vejamos as roupagens gospel que esta famosa canção recebeu:

Versão Original:

Intérpretes: Whitney Houston e Mariah Carey
Ano: 1998
Tipo de Voz: Mezzo-Soprano (ambas)
Extensão Vocal Utilizada: (E3-Bb6)
O que esperar de um dueto entre Whitney Houston e Mariah Carey? Nada além de um show musical. De um lado, Whitney inicia com sua potência e firmeza vocal, de outro, Mariah, na suavidade e fragilidade, mostrando bem a “química musical” que ambas tinham, afinal, eram amigas fora dos estúdios também, o que fica mais claro nas harmonias que fazem, nas quais elas brincam entre agudos e graves, alternando quem faz o agudo e o grave. Não poderiam faltar também umas boas notas em voz de cabeça, assim como um whistle, no fundo, apenas como um enfeite. Uma música com uma letra tão forte, que fala sobre fé e esperança (embora não fale de Deus diretamente), não é de tão fácil interpretação, mas as duas cantaram-na com bastante propriedade.
A versão original é realmente espetacular. Vocais bem controlados e executados.
Os arranjos são simples, dando todo o destaque às vozes.
A letra versa sobre a fé e milagres que ela pode alcançar.


Versão #1:

Título: Se Tu Quiseres Crer
Intérpretes: Soraya Moraes e Robinson Monteiro
Ano: 2000
Tipo de Voz: Mezzo-Soprano / Tenor (respectivamente)
Extensão Vocal Utilizada: (E3-B5)
Canção que fala de fé e explora bem a voz de Soraya Moraes, num lindo dueto com Robinson Monteiro, indo de graves que soam bastante confortáveis na sua voz a agudos em voz de cabeça muito bem transitados, como o Si 5, no ápice da canção. Embora esta seja uma das mais conhecidas faixas na voz de Soraya e tenha lhe rendido até premiações, creio que Robinson poderia ter rendido mais na música, no sentido de explorarem seu potencial vocal, afinal, no dueto, Soraya ficou com todos os destaques da música (tudo bem que era do álbum dela, mas...) e ele ficou apenas nos vocais. De toda forma, esta interpretação marcou tanto a carreira de Soraya, quanto gerações. 
 Sendo uma das mais conhecidas canções gospel no Brasil, a versão de Soraya Moraes acabou se destacando como seu maior sucesso.
Os arranjos seguem a linha dos originais, e Soraya interpreta maravilhosamente bem.
Robinson fica um pouco omisso, mas sua participação também tem seus pontos altos.


E você, qual prefere??   

3 comentários:

  1. Não gosto da Amostrada Moraes e do Exibson Monteiro.2 esnobes.

    ResponderExcluir
  2. Adoro a Soraya Moraes, referencia musical pra quem começa a estudar canto. conheci o trabalho dela exatamente ao ouvir essa musica. além de ser uma excelente cantora é também pastora e extremamente simpática. Amo ela de paixão e gosto muitíssimo de todos os cds dela!!! tenho todos e só pude conhecer mesmo a perfeição do seu trabalho ao presenciar totalmente ao vido a gravação do cd Grande é o meu Deus. que marcou minha vida. quanto ao Robinson acho que ele poderia enfeitar menos!!!!

    ResponderExcluir
  3. Mariah Carey e Whitney Houston são duas cantoras insuperáveis, duas vozes sensacionais!!!

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores