domingo, 20 de março de 2011

Análise: Bruna Karla - Advogado Fiel

''Um grande sucesso nasce de simples atos"
Alguém algum dia deve ter dito isso que é uma grande verdade.Olhemos para a Mk no ano de 2009, colocando muito marketing e divulgação em um Cd que de primeira ouvida não tem nada de mais, mas que depois de ouvir alguns meses você abre a Net e vê que ele vendeu mais de 160.000 cópias (Sem um ''Sabor de Mel'' por trás) dando a Yve mais uma plástica garantida...
Bem, a idéia de fazer esta análise é porque este Cd é o maior sub-sucesso dos últimos 2anos e mesmo assim nenhum blog (Pelo menos os que eu leio) fez uma análise deste tão glorioso trabalho...
Quanto ao álbum, já começou bem desde a escolha do produtor, Emerson está sendo o melhor de adoração e pop-adoração do país no momento, isto é, ter rejeitedo Jairinho fez muito bem aos arranjos. E é bom lembrarmos que o Cd ganhou tanto o go$to de Yve que já tem um clipe e um DVD que promete abalar o cenário gospel brasileiro.
Também pudera né?! Bruna já começou abafando em ''Deus vem me socorrer'' que conta com o piano dramático de Mr. Emerson além de uma interpretação super-melancólica de Bk. A letra é outro ponto forte, fala sobre alguém que clama a Deus em meio à escuridão da noite, realmente emocionante.
No final tem uma subidinha de tom com direito a gritios da moçoila (Ui).Xiki Diduê.
Na faixa título o pianinho dramático permanece, mas Bruna já canta com mais autoridade, tendo em vista que ''Advogado Fiel'' não é um clamor e sim uma afirmação de que Deus nos defende de todo mal. O arranjo vai se incorpando e ao chegar no refrão ganha todo o ritmo pop-pentecostal que conquistou o povo de Deus Brasil à fora. Sem contar com o clipe que (Abafa) ficou um luxo (Tirando a meia-calça estilo ''Tá um frio né?!'')
Um tom mais acústico toma conta do estúdio e podemos ouvir Bruna entoando um dos grandes destaques do Cd. ''Sou humano'' emociona por sua letra e arranjo humildes, mas que nos conquista justamente por sua letra que reconhece que Deus é acima de nós e pede ajuda a Ele para prosseguir, e a humildade do arranjo de dar todo o destaque à letra. Sinceramente uma das melhores músicas da Mk desde ''Fiel a mim'' e ''Hino da Vitória''.
Na quarta faixa o piano volta ao drama e Bruna volta à casa das grandes interpretações. A música é ''Pai eu confiarei''  versão da música originalmente em inglês ''I'll Trust You Lord'' gravada por Donnie McClurkin. O corinho no refrão é um charme, e o que dizer do coral em "Pai eu confiarei, Pai eu confiarei..." deslumbrantemente bom, só faltou o Jairo Bonfim dando seus gritios, mas Bruna não deixou a desejar e botou usbófi pra fora numa surpreendente interpretação.
Voltando à um arranjo acústico temos "Em momentos assim", uma versão da casteliana "En momentos así" de Lilly Goodman. Outra bela versão que encanta pela simplicidade mas não tem o "q" dos sucessos.
Dando linha na pipa podemos ouvir ''Quando eu chorar''  que é realmente uma das Top do Cd. É emocionante ouvir Bruna entoando "Quando eu chorar, vou me lembrar que até aqui Tua mão me sustentou..."
Um arranjo simples mas que toca o coração.
A sétima faixa é a continuação de um Cd que já deveria ter acabado mas...tem que ter no mínimo 12faixas então...vamu botá enche-linguiça. ''Deus nos surpreende'' tem uma letra até bonitinha mas nada além disso.
Seguindo a linha temos ''Abrace a Vitória'' que também entra no roll das enche-linguiça. É um pop-rock levinho que até dá pra ouvir de vez em quando, mas não tem o gramour de um destaque.
''Lágrimas de Gratidão'' é a próxima. Tem uma letra tocante, mas seu arranjo descaracteriza totalmente a emoção da música.
Assinada pelo Produtor e pelo Arranjista do álbum, ''Decidi confiar'' não é tão boa de letra, mas seu arranjo unido à composição emociona e conforta muitos que acham que Deus não está a seu lado.
E ao final temos ''Ao Final'' (Adóórooo) versão de "Al Final" que não deixa nada a desejar, letra e arranjo andando lado a lado. A letra fala que a prova pode ser grande mas ao final Deus nos dará vitória e que tudo é um propósito D'Ele.
Lógicamente não poderia faltar uma romântica, tendo em vista que esse é o primeiro Cd de Bruna depois de casada. A música fala sobre o seu amado, que ele é "a tempestade do bem, chuva no deserto..." blábláblá...
É até bonitinha, mas quebrou a dinâmica do Cd.

Temos em mente a superação de Bruna nesse Cd, depois de vender uma média razoável em "Com os olhos da fé" ela se casou, deixou as madeixas crescerem (Aloka) e trocou de produtor. Isso tudo deu à ela uma ótima produção. Depois do casamento (E afins) a voz dela está mais firme e adulta, e as madeixas deram todo o charme no encarte e nem vou falar da troca de produtor pra não queimar meu filme (Adóórooooo).

0 à 5 estrelas: 4 estrelas pra um quase ótimo Cd. As enche-linguiça e a romântica quebraram a emoção do Cd, e isso fez muito mau a ele.

Destaques: ''Deus vem me socorrer'', ''Advogado Fiel'', ''Sou humano'', ''Pai eu confiarei'',''Quando eu chorar'' e ''Ao Final''

Vale a pena comprar? Quem é que já não tem esse Cd em casa? Tô falando do original. Se você não tem corre pra comprar, esse é um Cd que todo cristão deve ouvir.

Um comentário:

  1. QUERIDO, UMA SUGESTAO, PORQ USAR ESSE TOM SARCÁSTICO NOS TRABALHOS GOSPEL, ACHO Q VC ESTA PRECISANDO DA PAZ DE JESUS EM SEU CORAÇÃO, CUIDADO EM PORQ COM A MESMA MEDIDA Q VC MEDE, VC É MEDIDO NAO PELOS OUTROS, MAIS POR JESUS, EM VEZ DE USAR ESSE TOM SARCASTICO, PORQ VC NAO FAZ ALGO PRA JESUS, PORQ AINDA Q ELES TENHAM ALGUM DEFEITO, ALMAS ESTAO SENDO TOCADAS E TRANFORMADAS ATRAVES DESSAS CANÇOES, DEIXEI ISSO SO PRA VC PENSAR, JESUS ESTA VOLTANDO, E TEM TANTAS ALMAS QUE NOS DEVEMOS DISPENSAR NOSSOS ESFORÇOS, AO INVES DE FICAR IRONIZANDO AQUELE Q TRABALHA, PENSA NISSO QUERIDO

    ResponderExcluir

NÃO É PERMITIDO

- Ofensas ao blogueiro, artistas ou aos outros leitores do blog (Quer me xingar use as redes sociais porque pelo menos eu sei quem você é).

- Utilizar-se de passagens/versículos bíblicos a fim persuadir os futuros leitores do comentário a não acessarem o blog (Se as pessoas quisessem ler a Bíblia nesse momento estariam com uma e não acessando um blog sobre música gospel. Há tempo para tudo.).

- Fugir do assunto da postagem a fim de constranger alguém.

- Usar seu comentário para divulgar outros blogs/páginas/links (Quer seu blog divulgado aqui entre em contato comigo nas redes sociais)

- Usar CAPS LOCK exageradamente (Odeio que gritem comigo).

SERÁ PERMITIDO

- Comentar como anônimo desde que se identifique com uma conta do Twitter, Facebook, Instagram ou simplesmente seu nome no final (Os comentários que não seguirem esse critério serão encaminhados à análise e poderão ser excluídos).

- Expor/Defender suas opiniões e convicções desde que de maneira respeitosa e coerente (Ou seja, você pode achar o blog ridículo, mas ele ainda continua sendo meu e eu posto o que quiser).

- Expor links relacionados à matéria desde que o blogueiro curta o mesmo (Como já disse, o blog é meu, as coisas aqui têm que ser do meu agrado).
Os comentários que não seguirem essas "dicas" poderão ser excluídos sem aviso prévio.

Seguidores